A comunidade é a melhor receita para longevidade dos jogos

Recentemente, a Turtle Rock Studios anunciou que Back 4 Blood foi deixado pra morrer. Como gosto muito de Left 4 Dead, cheguei a comprar o jogo em uma promoção da Epic Games em conjunto com um cupom de desconto do PayPal; mesmo com tanto desconto, não foi a melhor das experiências. Back 4 Blood é linear, monótono e fechado.

Back 4 Blood não serve para ser chamado de sucessor espiritual do Left 4 Dead, pois não tem o espírito do Left 4 Dead. Mas aí vem a pergunta: qual é o espírito do Left 4 Dead? O que faz um jogo lançado em 2009 ter uma base de jogadores tão fiel?

Outro exemplo similar ao Left 4 Dead é Euro Truck Simulator 2 (lançado em 2012) e seu irmão mas novo, American Truck Simulator. Ambos com uma comunidade um pouco mais centrada que conta com variações de 10 mil até 40 mil jogadores simultâneos todos os dias.O Left 4 Dead 2 conta com mais de 10.000 jogadores todos os dias. Com informações do SteamDB, você pode ver que é comum ter 20.000 jogadores simultâneos.

O que faz esses dois jogos serem populares mesmo depois de mais de 10 anos do seu lançamento? Para entendermos isso, vamos primeiro entender como funciona a dinâmica entre desenvolvedor e comunidade nos dois jogos.

O Left 4 Dead surgiu como uma modificação do Counter-Strike: Source; a ideia era um algoritmo que transformava os CTs em zumbis — o pacote básico de zumbi (agressividade aleatória e correria desgovernada) já estava incluso nas primeiras versões de desenvolvimento.

Surgia ali uma ideia que pegava a parte cooperativa do Counter-Strike e a transformava em um novo modo de cooperação, que fazia os jogadores adversários não precisarem ser jogadores reais. Mais tarde, esse sistema ficou conhecido como “diretor”. O modo diretor controla o tempo, quantos zumbis aparecem na tela e outras partes da dinâmica do jogo.

Outros jogos têm sistemas parecidos que fazem praticamente as mesmas coisas; porém, o Left 4 Dead inovou quando, em 2008, mostrou que nem todos os bots precisam ser idiotas.

Além disso, a Valve deu personalidades únicas a cada um dos sobreviventes, e isso tornava ainda mais interessante a jogatina solo. Com o surgimento do Steam Workshop Basicamente um fórum de mods para vários jogos na Steam. , as coisas ficaram ainda mais legais. Você podia personalizar desde os menus até baixar campanhas inteiras para incrementar o Left 4 Dead.

O público que antes era espalhado pela internet em comunidades específicas tinha uma oportunidade de se concentrar em um só lugar. Você podia gerenciar seus mods, campanhas e extras direto da Steam e, caso saísse alguma atualização, os mods atualizavam automaticamente.

A semelhança com os truck simulators mora aí. O fórum da SCS Software (desenvolvedora dos truck simulators) é cheio de tutoriais e ferramentas para quem quer modificar o jogo. O foco das desenvolvedoras em liberar as modificações nos jogos torna eterno um título.

Estipular desde o começo que o crescimento de um jogo não precisa parar só no trabalho dos desenvolvedores é um dos melhores pontos para desenvolver um título que nunca será esquecido e, melhor, nunca deixará de atrair novos públicos.

Do Blog, Especiais e Games

https://idtd.nl/hwSFF