Games

A trilha de Mortal Kombat 1 (2024) não surpreende

Em abril de 2023, escrevi sobre o meu desapontamento com as recentes trilhas sonoras originais de Mortal Kombat. Além de críticas, a postagem termina com um ar de esperança, no aguardo de que o novo Mortal Kombat (agora chamado de Mortal Kombat 1) reinvente as trilhas sonoras ou pelo ao menos busque se aproximar da experiência que tinha na era 3D.

Em resumo, não aconteceu. A trilha do novo jogo não tem nada de memorável e decepciona assim como a segunda metade do modo história. O cargo de trilha mais memorável fica para Cage Mansion, porém não surpreende muito. Repetitiva como as outras do jogo, a música fica com mais cara de que cyberpunk do que jogos de luta.

Simplesmente não tem muito o que falar. Não só das trilhas, mas o jogo tem recebido várias análises pontuando como a atmosfera sombria ficou perdida ao longo do tempo. Mortal Kombat X, de alguma maneira, conseguia manter a atmosfera sombria (da parte visual). Porém, do 11 para frente a vaca foi para o brejo.

Servidores oficiais de Left 4 Dead 2 estão sofrendo DDOS há quase um mês

No dia 25 de Janeiro, Kerry (funcionário da Valve) postou que já estavam trabalhando em uma correção para os problemas de ping envolvendo os servidores oficiais do Left 4 Dead 2. Aparentemente as coisas acalmaram depois que a Valve lançou dois updates, porém alguns usuários reportaram problemas envolvendo ping e consistência em partidas (estão sendo kickados aleatoriamente).

Continuar lendo →

ENERGY

Faz algum tempo que tenho esse jogo de puzzle para Android. Ajuda a aliviar o stress e exercitar o raciocínio.

Se interessou? Confira!

Left 4 Dead completa 15 anos

O melhor jogo cooperativo da Valve fez 15 anos de vida. Com o AI Director (sistema responsável por controlar o spawn de zumbis e especiais) aliado à uma forte e fiel comunidade (que foi responsável pela grande atualização de Setembro/2020), o jogo nunca passou perto de cair na mesmice.

Nesses 15 anos, vários (chamados de sucessores espirituais, pois já morreram) tentaram seguir a fórmula, mas nenhum conseguiu com destreza.

Left 4 Dead 2 mantém números próximos de 40 mil jogadores simultâneos.

A comunidade é a melhor receita para longevidade dos jogos

Recentemente, a Turtle Rock Studios anunciou que Back 4 Blood foi deixado pra morrer. Como gosto muito de Left 4 Dead, cheguei a comprar o jogo em uma promoção da Epic Games em conjunto com um cupom de desconto do PayPal; mesmo com tanto desconto, não foi a melhor das experiências. Back 4 Blood é linear, monótono e fechado.

Back 4 Blood não serve para ser chamado de sucessor espiritual do Left 4 Dead, pois não tem o espírito do Left 4 Dead. Mas aí vem a pergunta: qual é o espírito do Left 4 Dead? O que faz um jogo lançado em 2009 ter uma base de jogadores tão fiel?

Outro exemplo similar ao Left 4 Dead é Euro Truck Simulator 2 (lançado em 2012) e seu irmão mas novo, American Truck Simulator. Ambos com uma comunidade um pouco mais centrada que conta com variações de 10 mil até 40 mil jogadores simultâneos todos os dias.(O Left 4 Dead 2 conta com mais de 10.000 jogadores todos os dias. Com informações do SteamDB, você pode ver que é comum ter 20.000 jogadores simultâneos).

O que faz esses dois jogos serem populares mesmo depois de mais de 10 anos do seu lançamento? Para entendermos isso, vamos primeiro entender como funciona a dinâmica entre desenvolvedor e comunidade nos dois jogos.

Continuar lendo →