Focusrite Scarlett: Problemas com microfone ao abrir jogos?

Por qual razão alguém gostaria de ter um microfone ruim? Bom, eu não sei, porém é quase inevitável não ter problemas relacionado a áudio hoje em dia. Mau contato, microfone velho, placas danificadas, drivers antigos, por ai vai. Dessa vez o problema envolve interface de áudio e microfone ruim em jogos.

Um dos problemas que presenciei era o fato de o microfone ficar com o sinal péssimo ao abrir algum jogo na Steam. Ironicamente, acontecia só em jogos da Valve ou que envolvia gráficos mais pesados. Isso pode ser uma coincidência, mas acontecia.

O problema

Quando você instala o driver de uma interface de áudio (no meu caso é uma Focusrite Scarlett 2i2  de 3ª geração), geralmente ele vem com um painel de configurações. O driver então pega as configurações referentes ao buffer do Windows naquele momento, geralmente 256 de buffer size e 44100 de Sample Rate. Dito isso, se essa configurações não forem alteradas, a probabilidade de seu microfone ficar ruim é ínfima, em vista que para necessidades básicas (ouvir música, usar áudio do navegador ou conversar no discord, por exemplo), esse é um tamanho de buffer considerável.

A coisa começa a ficar interessante quando você diminui o tamanho do buffer. Por aqui costumo usar 96 de buffer size, pois o FL Studio fica mais responsivo e fica melhor pra gravar guitarra (de modo geral, esse é o uso mais comum de buffer menor). Gosto de acompanhar as animações em tempo real pra ver se meus olhos conseguem notar algo que meus ouvidos podem estar perdendo.

A solução

Configurações da interface.

Configurações da interface.

O que fiz foi simplesmente aumentar o buffer size. Ficou em 256 e mantive o sample rate em 44100. Isso parece ter resolvido as coisas.

Vale notar algumas coisas:

Utilidades

https://idtd.nl/2F3Wb

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