Como ativar as abas verticais no Firefox

Uma das coisas mais práticas que achei no Zen Browser foi as abas verticais. Para habilitar no Firefox, siga os passos:

  • Digite about:config na barra de endereços;
  • Aceite o risco e continue;
  • Procure por sidebar.verticalTabs e dê dois cliques para mudar o valor para true.

Pronto, você já vai ter abas verticais habilitadas no Firefox.

Vale lembrar que estou usando a versão 133.0b6 Developer Edition. Versões anteriores ou versões comuns podem não suportar essa função de fábrica. Leia a bula.

Native Access não abre e a solução é um downgrade?

Desde que tudo passou a ser feito em torno de framework javascript, solução de problemas parece ser uma coisa que ninguém procura fazer. Se roda direito em todas as plataformas (veja como notebooks Apple que custam mais que uma moto popular nova), o resto não importa.

Recentemente tive o desprazer de precisar instalar um produto da Native Instruments e dei de cara com o fato de que o Native Access não abria. Reinstalei o bendito programa e nada. Reinstalei usando Revo Uninstaller e nada. Deletei tudo quanto era algo da Native Instruments do PC e nada.

Solução? Instalar um Native Access que funcione direito. Nesse caso, fui para a versão 1. Sim, a Native Instruments disponibiliza downloads de versões anteriores do Native Access, mesmo que não demonstre interesse em atualizar o Absynth.

O download de versões anteriores do Native Access pode ser encontrado nesta página.

AudioGridder – Alternativa gratuita ao Vienna Ensemble Pro

Se você gastou 30 mil reais num Mac Studio e ainda falta memória, o AudioGridder pode ser uma excelente solução.

O projeto visa ser uma alternativa de código aberto ao VEP e que roda praticamente todos os formatos de plugins do mercado, faltando somente CLAP. Quem sabe no futuro eles não abandonam o AAX e dão suporte ao CLAP? 😎

O código e todos os outros detalhes do projeto podem ser acessados aqui.

Atualizar banco de dados do Kontakt 7

Desde que a Native Instruments lançou o Kontakt 7, muitas funções foram movidas para lugares diferentes. A opção de Batch Resave por exemplo, só está presente na versão standalone.

Se você remove e adiciona bibliotecas com certa frequência, não importa o motivo (já que aqui não é o fórum da Native Instruments, então não vai ter nenhum mané te julgando por isso), escanear o banco de dados para manter os presets atualizados acaba sendo mais que uma utilidade, uma obrigação.

  • Vá até a pasta AppData\Local\Native Instruments\Kontakt 7 e delete o arquivo komplete.db3;
  • Quando abrir o Kontakt 7 novamente, o programa ou o plugin vai fazer a checagem de instrumentos automaticamente.

HISE – Conjunto de ferramentas gratuitas para desenvolver seus próprios plugins de áudio

Ontem, em uma discussão sobre qual será o futuro do VST2 em relação contratual com DAWs e outros hosts, alguém mencionou uma biblioteca de ferramentas para desenvolvimento de plugins de áudio.

A biblioteca HISE tem até editor de código que  disponibiliza diversas ferramentas e recursos para desenvolver plugins. Uma dessas ferramentas é a integração direta com métodos para usar a API da biblioteca.

Confira o site da biblioteca aqui. Tem Github também.